História do Óleo de Barba

História do Óleo de Barba

Você quer cuidar da sua barba e não se sente confortável? Não se preocupe! A história irá te mostrar que isso já vem sendo feito por homens desde as civilizações Mesopotâmicas, passando pelos Gregos e pelo império Romano.

O óleo de barba pode parecer um produto novo, uma tendência moderna, mas a prática de cuidado com a barba data de anos “A.C.”, de séculos atrás. O óleo é o produto mais antigo que se tem registro para cuidar da barba e não é para menos, é também um dos produtos mais completos para este fim.

 

historia do oleo de barba

 

Nas obras de arte Babilônicas vemos barbas longas e com adereços. Os Mesopotâmicos cuidavam muito dos seus “pelos faciais”, em alguns casos pintavam com tintura de Henna e (os homens de classes mais altas) colocavam até “pó de ouro” nas suas barbas. Fitas e tecidos também faziam parte do estilo. Eles chegavam a gastar horas cacheando e modelando a barba. Mas como todo esse processo deixava a barba ressecada, eles precisaram encontrar uma solução para esse ressecamento, e foi aí que apareceu o óleo! Eles usavam Óleo de Semente de Gergelim, disponível na região, para hidratar, matar os piolhos e reparar os danos causados por tantos ornamentos.

Quanto mais alta a posição na hierarquia Mesopotamica, maior e mais elaborada era a barba.

 

historia do oleo de barba

 

Na Grécia antiga, ter barba era sinal de virilidade, masculinidade e sabedoria. Os homens cortavam sua barba somente em momentos de luto e de luta. Além destas situações, era uma ofensa ter a barba cortada. Era considerado vergonhoso para um homem Grego ficar sem a barba, significando punição. Por ex. um homem que foi covarde em uma batalha, tinha metade da barba cortada.

Como um tributo a Apollo (deus do sol), uma vez que os meninos começavam a ter barba eles não poderiam cortar os cabelos até que sua barba ficasse maior.

Os Gregos antigos usavam Óleo de rícino para produtos de cuidado com a barba. Ele era conhecido por acelerar o crescimento da barba, devido a sua alta concentração de ácidos graxos.

Foi com “Alexandre o Grande”, em 345 a.c. que a barba saiu de estilo na Grécia antiga. Ele ordenou que seus soldados retirassem a barba para que eles não fossem agarrados pela barba, pelos seus inimigos durante os combates.

 

historia do oleo de barba

 

Os Romanos antigos preferiam ter o rosto limpo e a barba sempre bem-feita. O primeiro barbear de um menino era um evento para toda a família, e era ritualizado como uma cerimônia religiosa. Para garantir que suas barbas estivessem grossas e fortes o bastante para simbolizar o amadurecimento e passagem para a vida adulta, os meninos aplicavam desde cedo Óleo de Oliva no rosto.

 

historia do oleo de barba

 

 


 

Os anos se passaram, muitas tendências surgiram, e a barba está em alta na estética do homem! Nós da CIA. DA BARBA, formulamos cosméticos masculinos com tecnologia de ponta, que tratam o homem de verdade. Confira abaixo os Óleos da nossa linha para cuidados com a barba:

Óleo de Barba CIA. DA BARBA - Blend de  óleos Vegetais 

Óleo de Barba CIA. DA BARBA com extrato exclusivo de Lúpulo Bastards Brewery. 

oleos de barba lupulo e blend de oleos vegetais

 

Conheça clicando Aqui>>

Leia mais!

▶ Estilos de Barba X Formatos de Rostos >>

▶ Vaidade Masculina X Idade >>

▶ All about SEX >>